Na educação formal presencial ou remota, o material didático exerce papel de extrema relevância no processo de ensino-aprendizagem, dentro e fora de sala de aula, ao possibilitar a apresentação e o aprofundamento de informações e conhecimentos, de maneira sistematizada e com linguagem compatível com o ano/série e a etapa de desenvolvimento do estudante, bem como a realização de exercícios para aplicação e/ou revisão de conceitos. O recurso subsidia a consecução do Projeto Político Pedagógico da escola e facilita o planejamento pelo docente.
Na implementação do regime especial excepcional, com a substituição das aulas presenciais por atividades letivas remotas, o Colégio Marcodes utiliza, em todas as etapas da educação básica, materiais didáticos físicos e digitais, de linguagens diferentes (textos escritos, vídeos, áudios, ilustrações, fotografias etc.). Complementares entre si, os instrumentos pedagógicos contribuem para a aprendizagem significativa no processo de formação do educando.
No transcurso do período letivo, são utilizados os seguintes materiais didáticos:
Livros didáticos físicos, selecionados pelos professores com base no PPP, em especial, com o currículo e as competências, habilidades e atitudes a serem desenvolvidas, e adquiridos pelas famílias dos discentes no início do ano letivo;
Livros paradidáticos físicos, com abordagem de temas transversais de importância para a formação acadêmica e humana do aluno, selecionados pelos docentes à luz do PPP, sobretudo, do currículo e das competências, habilidades e atitudes a serem desenvolvidas, e obtidos pelas famílias dos estudantes;
Vídeos, periódicos, seleção de slides etc.