COLÉGIO MARCODES

NOSSA HISTÓRIA

Colégio Marcodes Em 09 de março de 1987, o Centro Educacional Marcodes Celestino Santos – conhecido como Colégio Marcodes – abriu suas portas pela primeira vez, com o nome Escola Sonho de Alice, em uma referência à história “Alice no País das Maravilhas”, obra prima de Lewis Carroll. Grande parte do que se idealizou e sonhou naquele ano tornou-se realidade. Na época, suas atividades ocorriam no primeiro andar da residência da professora fundadora do estabelecimento, Nélia Celestino Santos. Eram apenas três salas de aula e um pequeno parque infantil, com uma gangorra e um escorregador. E havia poucas crianças matriculadas em turmas da antiga pré-escola e da primeira e segunda séries do primário, a maioria da vizinhança.

Algumas faziam reforço escolar e outras tentavam aprender a ler e escrever. Dois anos depois, em 1989, o Colégio migrou para um espaço vizinho, onde ocupa até hoje. Com uma casa de cinco quartos, uma ampla sala de estar e jantar, varanda, garagens e mais de 1.000 metros quadrados de área verde, o imóvel logo foi adaptado para receber salas de aulas, secretaria e ambientes de lazer para a meninada. Neste mesmo ano, a escola trocou de nome em homenagem ao pai da diretora, Marcodes, então recém-falecido, e seu aniversário passou a ser comemorado em 13 de setembro, data em que nasceu seu patrono. Com nova sede, a instituição ganhou fôlego.

Por um lado, ergueu-se um novo prédio de salas, batizado de Pavilhão Beatriz Celestino – em homenagem a uma prima do patrono, pioneira na educação de adultos em Salvador –, quadra para recreação e biblioteca. Por outro, aos poucos, implantou-se o curso ginasial com turmas da quinta à oitava série; e modernizou-se o projeto pedagógico com a inclusão de aulas de inglês no cotidiano das crianças menores, a adoção de projetos multidisciplinares e o acompanhamento individual do estudante. A maioridade chegou em 2005 e, a partir daquele ano, a instituição deu um salto de qualidade e tornou-se conhecida na região do Cabula como Colégio Marcodes.

À estrutura, foram acrescidos novos sanitários e parque infantil, salas de aula adaptadas para crianças pequenas, brinquedoteca, casinha de bonecas, praça de convivência, laboratórios de informática e de ciências. O corpo docente começou a ser formado somente por professores com formação superior. O alunado passou a dispor de um sistema de transporte escolar próprio. Desde então, o projeto pedagógico passou a ser constituído por projetos permanentes voltados à difusão e valorização da cultura e da história e à formação dos estudantes para a cidadania.