No processo de ensino-aprendizagem remoto, o Colégio Marcodes adotou ferramentas tecnológicas aplicáveis à educação, selecionadas a partir de testes com produtos gratuitos e pagos desenvolvidos por pesquisadores e empreendedores brasileiros e estrangeiros, considerando a adequação de cada proposta ao Projeto Político Pedagógico, ao perfil das turmas e à estrutura disponível. Os recursos empregados são acessíveis gratuitamente pelo discente e sua família, por meio de smartphone, tablet, notebook ou computador (PC) ligado à internet.
CONFIRA
Aplicativo Zoom (Ed. Infantil ao E. Médio):
Possibilita a interação direta dos estudantes com o professor, durante a videoaula (videoconferência), e entre docentes e as equipes pedagógica e administrativa, em reuniões remotas periódicas (videoconferências);
Cada sessão dura 40 minutos. O dispositivo permite, ao docente, o compartilhamento de documentos (inclusive de slides em Powerpoint) com visualização em tela cheia ou dividida e de vídeo e documento simultaneamente em tela dividida; o uso de senha para acesso à sala e a restrição de acesso indevido.
Google Classroom (E. Fundamental 2 ao E. Médio):
O Google Classroom (Google Sala de Aula) é uma ferramenta educacional on-line gratuita, desenvolvida pela multinacional Google e integrada ao composto G Suite for Education.
Além de funcionar como um repositório de materiais didáticos diversos, com navegação intuitiva, o dispositivo faculta ao professor a distribuição e recepção de tarefas com registro de cumprimento pelo estudante, a aplicação de exercícios e instrumentos de avaliação com correção automática para questões de múltipla escolha (com auxílio do Google Forms), a apresentação de feedbacks e recomendações e notas/conceitos, a promoção e mediação de chats e fóruns para saneamento de dúvidas e discussão de temas específicos.
Aplicativo Marcodes (Ed. Infantil ao E. Médio):
Possibilita a apresentação das atividades curriculares diárias do estudante, de informes e de lembretes aos estudantes e suas famílias, links para materiais didáticos disponíveis em outros espaços virtuais, além do registro de ocorrências gerais, avaliações dos discentes notas/conceitos, eventos escolares, dados do calendário escolar, boletos etc.
A cada semana, são publicadas, no app, as atividades letivas diárias e os materiais didáticos a serem exploradas pelos estudantes em casa, junto com suas famílias. O envio das atividades desenvolvidas pelos educandos em domicílio, para correção, e a devolutiva docente das tarefas diárias ocorrem via e-mail institucional. Cada estudante recebe o feedback individual em mensagem pessoal. Para isto, o Colégio abriu uma conta de e-mail específica para cada turma em funcionamento.
As ferramentas se complementam, compondo um conjunto harmonioso que tem viabilizado a consecução do regime especial excepcional.